CASA SMASÃO PAULO, SP

   
CASA SMA

Para a intervenção nesta casa levamos ao extremo um procedimento de projeto: agrupar as redes de infra-estrutura e espaços de apoio e serviços. Dessa decisão decorre a constituição de um volume construído que atravessa longitudinalmente todo o terreno e que, além de contribuir para a eficiência dos sistemas hidráulico, de aquecimento, elétricos e de climatização, marca fortemente os espaços por ele constituídos.
Pode-se dizer que o projeto se resume ao desenho desse volume. Ele congrega todos os sistemas técnicos da casa e também configura os espaços de estar e trabalho, cria pórticos de acesso a esses espaços, dando-lhes caráter distinto e, com isso transforma a infra-estrutura da construção em presença, conferindo forma física e desenho reconhecível ao que em geral se esconde. Assim, associando virtudes de projeto às redes técnicas através da organização e expressão de sua disposição espacial, potencializa-se seu uso com novas atribuições e permite que a construção se realize com economia de meios.
O notável desse procedimento é o potencial de sua aplicação a escalas diversas de intervenção. É possível pensar em redes infra-estruturais urbanas que, através de simples operações projetuais, tenham seu impacto potencializado de forma positiva. Redes de transporte público, canais de drenagem e abastecimento, conexões entre sistemas intermodais podem ser catalisadores de eventos urbanos que superem em muito suas atribuições técnicas específicas.


Data do projeto: 2006
Data da conclusão da obra: 2007
Projeto de arquitetura:
Martin Corullon, Anna Ferrari e Gustavo Cedroni
Carolina Castro [colaboradora], Ricardo Carvalho [estagiário]
Área do terreno: 200 m²
Área construída: 200 m²
Projeto de estruturas: Coluna Estrutural Eng. Luis Flávio de Carvalho
Projetos de instalações hidráulicas, elétricas e lógica: MA2 Engenharia Eng. Ricardo Andretta
Gerenciamento: Eng. Ricardo Aidar
Construção: DP Unique Eng. Francisco Vasconcellos Neto e Daniel Garbini
Paisagismo: BONSAI paisagismo Ricardo Vianna
Iluminação: REKA

Fotos: Leonardo Finotti