CIDADE GRÁFICASÃO PAULO, SP

   
CIDADE GRÁFICA

A exposição Cidade Gráfica, que tem curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos trata das relações entre vida urbana e o design gráfico brasileiro contemporâneo. O objetivo do evento é destacar práticas que pensam a cidade de maneira crítica, criativa ou poética.

O projeto expográfico foi pensado de forma diferente do que uma exposição convencional, neste caso haveria a necessidade de definir também a forma do próprio conteúdo, uma vez que o produto existente dos trabalhos nem sempre seria o foco de interesse do projeto curatorial.

Este caráter heterogêneo da seleção de obras exigia também, um mínimo de ordena­mento visual e unidade espacial, portanto a proposta definida foi de uma museografia mínima que oferecesse coesão espacial, neutralidade e unidade, mas que tivesse flexibilidade suficiente para atender às ne­cessidades das tipologias de trabalhos

A proposta para a mostra é um sistema modular, totalmente independente da arquitetura do edifício, composto por famílias tipológicas de elementos [requadros, fechamentos horizontais e verticais] agrupados de forma sistemática, buscando atender apenas às necessidades mínimas de superfície para a montagem das obras.

Não há painéis convencionais, onde a estrutura é oculta por chapeamento de MDF e pintura. Nesse projeto toda a estrutura e sistemas de montagem são aparentes, sendo incorporados no conjunto visual da exposição. Outro ponto importante é o fato de todas as peças serem bastante esbeltas reforçando o conceito minimalista da expografia. Dessa forma a estabilidade estrutural se dá no conjunto – o sistema se torna autoportante quando montado no todo.


TECHNICAL INFORMATION

Data do projeto: 2014
Inauguração: 2015
Equipe: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell, Marina Pereira