ITA CIÊNCIAS FUNDAMENTAISS.J. DOS CAMPOS, SP

   
ITA CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS

O edifício projetado para a Divisão de Ciências Fundamentais é parte do plano de expansão do campus do ITA , que pretende dobrar o número de alunos nos próximos anos. É o primeiro de um conjunto de edifícios projetados a ser construído e integra a chamada Quadra Educacional, que será completada pelo grande auditório, também projeto da METRO Arquitetos e pela nova biblioteca, projeto do MMBB Arquitetos.

Os projetos para os edifícios dessa expansão, realizados em consórcio entre os escritórios METRO, Piratininga e MMBB, se inserem em um contexto arquitetônico relevante - o projeto do campus e dos edifícios, de 1947, são de autoria de Oscar Niemeyer. Através de sua implantação buscam articular os edifícios existentes com as novas construções de forma e complementar e potencializar seus usos mutuamente.

Foram utilizados sistemas pré-fabricados, de montagem rápida, como estruturas metálicas e painéis pré-moldados em concreto, com a finalidade de reduzir prazos e desperdícios em obra. Essas premissas tornaram a construção muito eficiente sem no entanto reduzir a generosidade, leveza e beleza dos edifícios, em busca de uma relação virtuosa com o campus existente.

FICHA TÉCNICA

Data do projeto: 2014
Projeto de arquitetura: Martin Corullon e Gustavo Cedroni
Colaboradores: Miki Itabashi, Flavio Bragaia, Marcelo Altieri, Marcelo Macedo, Camille Laurent, Helena Cavalheiro, Isadora Marchi, LuisTavares, Marina Ioshii, Marina Pereira, Rafael de Sousa, Isadora Scheneider, Marina Cecchi
Área de implantação: 7.058 m²
Área construída: 15.879 m²
Projeto de estruturas: INNER Engenharia e Gerenciamento
Fundações: Appogeo projeto
Instalações hidráulicas: Usina Consultoria e Projetos
Instalações elétricas: PKM Consultoria, Projetos e Instalações
Ar condicionado: EPT Engenharia
Luminotecnia: Lux Projetos Luminotécnicos
Acústica: HARMONIA Davi Akkerman + Holtz
Impermeabilização: Proassp impermeabilização
Quantificações e orçamento: Raoni Nakamura e Lara Galvão
Paisagismo: Bonsai Paisagismo
Sonorização: SVA - Sistemas de Vídeo e Áudio Ltda.                                                 Maquete: Fred Carol Maquetaria