ITA QUADRA EDUCACIONAL S.J. DOS CAMPOS, SP

   
ITA QUADRA EDUCACIONAL

O desenvolvimento do conjunto das novas edificações para o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está inserido no processo de duplicação de vagas oferecidas pela instituição.

Constituem a intervenção do Consórcio ITA (Metro, MMBB e Piratininga Arquitetos) o Edifício da Ciências Fundamentais (CF), Biblioteca, Auditório com capacidade de 1200 pessoas e uma Vila Residencial destinada para corpo doscente do ITA.

A partir da especificidade do Campus do ITA, localizado em São José num campus, cujo traçado inicial e geometria de alguns edifícios foram delineados por Oscar Niemeyer, foi entendido a necessidade de dialogar com este patrimônio arquitetônico existente, potencializando as características notáveis do conjunto.

Para a Quadra Educacional (congregação do CF, Biblioteca e Auditório) a premissa essencial da implantação foi definir com legibilidade os espaços de convivência e uso público do corpo doscente e discente. Desta forma o edifício de Ciências Fundamentais se alinha ao Edificío de Ciências Eletrônicas, conformando junto ao conjunto existente uma grande área verde entre edifícios de ensino, assim como os Malls de universidades inglesas locadas fora de zonas urbanas.

A partir desta primeira configuração a implantação dos equipamentos de suporte ao ensino se orienta para potencializar esta grande praça ajardinada: locada como um firme volume com faces sólidas e translúcidas que parece flutuar sobre o solo, o Auditório delimita o encerramento do conjunto, através de um foyer ao ar livre plenamente integrado a platéia principal do edifício; a biblioteca por sua vez se caracteriza como um pivô do conjunto, com todos seus principais programas enterrados. A sua percepção da praça se dá por uma marquise metálica, disposta para oferecer sombra aos usuários do ITA e através de grandes clareiras, que iluminam e ventilam a biblioteca.


Data de início do projeto: 2013
Data de conclusão do projeto: 2014
Área da quadra: 51.800 m²
Concepção geral: Consórcio ITA (Metro, MMBB, Piratininga, Afaplan)
Maquete: Fred Carol Maquetaria