WILLIAM EGGLESTONRIO DE JANEIRO, RJ

   
WILLIAM EGGLESTON

O Instituto Moreira Salles apresenta William Eggleston, A Cor Americana, primeira
grande exposição individual na América do Sul dedicada ao fotógrafo norte - americano William Eggleston (Memphis, 1939), considerado o percursor da entrada da fotografia colorida nos museus americanos.
A mostra apresenta cerca de 170 fotografias originais, pertencentes a coleções importantes como a do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), a do Fine Arts Museum de Houston (MFAH), do acervo pessoal do artista e da galeria Cheim & Read, entre outras.
A exposição é distribuída pelas cinco salas da casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, projetada por Olavo Redig de Campos e com jardins de Roberto Burle Marx. Devido a estas características espaciais tão marcantes, uma das principais intenções do projeto expográfico foi a de tornar compatível a transparência da arquitetura original com as restrições impostas pelos rígidos critériosde conservação das obras. Com a utilização de cortinas prateadas o projeto promove o controle necessário dos níveis de iluminação ao mesmo tempo que torna a ocupação uma intervenção espacial marcante e coerente com a estética do artista.


Inauguração: março 2015
Área de intervenção: 508 m2
Projeto: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell
Colaboradores: Marina Pereira, Marina Cecchi