MASP EXPOGRAFIAS 2015SÃO PAULO, SP

   
MASP EXPOGRAFIAS 2015

A partir do convite para participar da equipe de curadores adjuntos do MASP pela nova gestão, assumimos em 2015 toda área de projetos de expografias, redesenho e readequação dos espaços internos da instituição.

Nesta nova fase o museu pretende refletir sobre o seu acervo ao longo do ano em uma série de exposições focadas nas artes brasileira, italiana, francesa de moda e de fotografia. Pretende também abordar o processo de formação do acervo, o que evidencia a importância do resgate do museu na consolidação da cena cultural brasileira.

As expografias tem como base reconstituir alguns projetos originais de Lina Bo Bardi para o acervo do MASP, neste caso quando exposto na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), entre 1957 e 1959, em São Paulo. Também o projeto para exposição do acervo na sede antiga, na Rua 7 de Abril, será atualizado na galeria do primeiro pavimento.
Em paralelo aos projetos expográficos e exposições será possível ver o processo de recuperação do edifício do museu, também projeto de Bardi, restaurando sua espacialidade e características originais, como a transparência, perdidas em função de sucessivas intervenções provisórias. Este processo de recuperação culminará na reexibição da coleção permanente nos cavaletes de vidro, no segundo andar do museu.

Início do projeto: dezembro de 2014

Endereço: Avenida Paulista, 1578
Área expositiva total: 3684 m²

Projeto: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell

Maquetes: Juliana Ziebell, Luis Tavares, Marina Pereira, Marina Cecchi

Luminotecnia: Design da Luz | Fernanda Carvalho