RESTIFFEMOSCOU, RÚSSIA

   
RESTIFFE

A exposição Mauro Restiffe: Post-Soviet Russia 1995/2015 é o resultado das vivências do artista em duas temporadas entre as cidades de Moscou e São Petersburgo. A primeira ocorreu no final dos anos 1990, quando a Rússia acabara de sair do regime soviético. A segunda, em 2015, se deu a partir do convite para registrar em Moscou a transformação de um antigo refeitório da URSS em um novo espaço cultural, local onde a mostra seria então montada em 2016: o Garage Museum, cujo projeto de reforma é de autoria do escritório OMA, de Rem Koolhaas.

O projeto iniciou-se antes mesmo de um pensamento relativo à ocupação do espaço expositivo: feita a seleção preliminar de obras, juntamente com o artista foi realizada uma série de encontros onde foram discutidos desde questões conceituais, como a narrativa da exposição - a criação de conjuntos e estabelecimento das relações de proximidade - até definições quanto à materialidade das próprias obras, como a escolha das suas molduras, seu modo de montagem e a sua relação com informações complementares, como legendas e textos introdutórios.

Definidas essas premissas iniciais buscou-se propor uma ocupação do espaço do museu que potencializasse a ideia de seriação da obra do artista, ao mesmo tempo que estabelecesse um diálogo aberto com o edifício, de forte presença visual. Com isso foram criados dois grandes planos de aproximadamente 25 metros cada, montados frente a frente, criando perspectivas alongadas cujo ponto de fuga central são elementos do edifício. Sobre essas superfícies os conjuntos de fotografias foram montados em dois níveis, com variações ritmadas, resultando em uma composição de visualidade delicada em que, não apenas as obras isoladas mas a visão do conjunto das séries é parte relevante da exposição.


Início do projeto: dezembro de 2015
Abertura exposição: abril de 2016
Endereço: Garage Museum, Moscou, Rússia
Área expositiva: 390 m²
Projeto expográfico: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell, Manuela Porto, Gabriela Santana, Bruna Canepa, Amanda Amicis
Curadoria: Snejana Krasteva
Fotos: Martin Corullon [montagem] e Mauro Restiffe [exposição]