CASA LPSÃO PAULO, SP

   
CASA LP

O projeto desta casa é composto por dois volumes principais; o bloco térreo e o bloco superior.

O bloco térreo acolheu todo o programa da casa e foi organizado por um volume longilíneo que concentra todas as áreas molhadas; os dois sanitários, a cozinha e lavanderia. Esse volume percorre toda a extensão da casa junto à divisa lateral e marca o fim e o inicio do terreno. Já os ambientes de maior tempo de uso como a sala e os quartos, se abrem para o jardim no sentido transverso ao volume das áreas molhadas. O piso, elevado 45cm em relação ao terreno, permite que toda a frente da casa sirva de assento.

A estrutura desse bloco é de concreto armado, com laje maciça e vigas invertidas. Os vedos são: concreto, vidro e painéis de madeira.

Já o bloco superior, o escritório, é formado por uma construção mais leve, de estrutura metálica e fechamentos em chapa de aço. Os balanços nas duas extremidades e a fresta entre a viga do piso e a laje-cobertura acentuam a ideia de independência entre os volumes. A escada é o elemento que une os dois porém, disposta quase que externamente à casa, cria a possibilidade de subir e descer sem que haja a necessidade de entrar na casa.

Uma casa formada por volumes que organizam o espaço, definem a estrutura e criam o design desejado. O resultado dessa forma de organizar blocos é também, um jardim com desenho sinuoso.

Início do projeto: 2012
Conclusão do projeto: 2014
Área do terreno: 520m2
Área construída: 190m2
Projeto de arquitetura: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Anna Ferrari,Marina Ioshii, Luis Tavares, Bruno Kim e Alfonso Simélio