RESTIFFE IMSRIO DE JANEIRO, RJ

   
RESTIFFE IMS

Projeto expográfico para “São Paulo, Fora de Alcance”, exposição com 18 fotos do paulista Mauro Restiffe no Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro. O fotógrafo se deslocou por São Paulo quase diariamente durante três meses, e registrou com uma câmera Leica e filme preto e branco de alta sensibilidade paisagens e situações urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica.

No projeto expográfico, as obras de Restiffe serão afixadas em painéis espalhados pela área de exposições do IMS ao invés de estarem penduradas nas paredes, em uma alusão ao percurso das cidades, obrigando o visitante a confrontar-se com as obras e a contorná-las, construindo planos, perspectivas e bloqueios conforme se caminha pela galeria. O título da exposição também sugere a impossibilidade de representar uma cidade grande e complexa como São Paulo.

As obras escolhidas estão longe de serem cartões-postais, e atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga. Ampliadas em formatos que variam de 60 centímetros a mais de dois metros de largura, as imagens ganham escala monumental.


Data do projeto: 2014
Inauguração: 2014
Equipe: Martin Corullon,Gustavo Cedroni,Helena Cavalheiro, Marina Pereira, Isadora Schneider